domingo, 17 de abril de 2011

ANTICORPOS E IMUNOGLOBULINAS

   Anticorpos, imunoglobulinas ou gamaglobulinas  são glicoproteinas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo           ( imunidade humoral). Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele.
Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.
As imunoglobulinas são moléculas e possuem estrutura tridimensional. Qualquer imunoglobulina possui duas cadeias pesadas. Cada uma das cadeias pesadas está unida a uma cadeia leve por duas pontes de enxofre e as duas cadeias pesadas estão unidas entre si.
    O IgA é encontrado em areas de mucosas como os intestinos, trato respiratório e trato urogenital, prevenindo sua colonização por patógenos.
    O IgD funciona principalmente como um receptor de antígenos nas células B. Suas funções são menos definidas do que as dos outros isotipos.
    O IgE se liga a alérgenos e desencadeia a liberação de histaminas dos mastócitos, também estando envolvido na alergia. Protege também contra vermes parasitas.
    O IgG proporciona a principal imunidade baseada em anticorpos contra os patógenos que invadem o corpo. È o único tipo de Ig que o bebê recebe da mãe.
    O IgM é expressado na superfície das células B. Elimina patógenos nos estágios iniciais da imunidade mediada pelas células Bantes que haja IgG suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário