segunda-feira, 28 de março de 2011

PRINCIPIOS DA AGLUTINAÇÃO

   A tipagem sanguinea é um teste realizado por profissionais de saúde para estabelecer qual tipo sanguineo e fator RH ( positivo ou negativo ) que um individuo possui é um procedimento largamente utilizado nas tranfusões de sangue e centros de hemoterapia.
   O sistema ABO é formado por quatro grupos principais, representados pelas letras A, B, AB e O. Pessoas sadias que não possuem o antígeno A e/ou B nas hemácias possuem o antícorpo correspondente em seu soro. O principio básico do teste é a aglutinção observada a olho nu. Hemácias que possuem antígeno A aglutinam-se em presença de anti-A; hemácias que possuem antígeno B, aglutinam-se em presença de reagente anti-B. Caso ocorra aglutinação para anti-a e anti-B o sangue será AB e se não houver aglutinação na presença dos dois é O.
   O teste pode ser realizado em lâmina ou em tubo de ensaio. È preparado uma suspensão dos glóbulos vermelhos e uma gota de reagente é inserida na lâmina. Posteriormente adiciona-se uma gota de suspensão de hemácias e então os dois são misturados numa pequena área da lãmina. Deve ser observado a formação ou não do coágulo. Em tubo deve ser preparada uma suspenção de hemácias com teor de aproximadamente 5%. São adicionados uma gota do reagente da suspenção de hemácias no mesmo tubo e misturados.
   A mistura é então levada a centrifuga e colocada em rotação de acordo com a informação da bula. Deve ser feita uma suspensão para observar a aglutinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário